CAPOCIÊNCIA: O POTENCIAL INTERCULTURAL ENTRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.104-121Palabras clave:
capoeira, educação em ciências, relações étnico-raciais, interculturalidade.Resumen
O presente artigo analisa a interface entre as relações étnico-raciais e a educação em ciências no discurso de professoras atuantes na educação básica, após experienciarem uma formação em serviço intitulada Capociência embasada na lei brasileira 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, e nos pressupostos da alfabetização científica imbricadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que prima pela articulação entre estas três instâncias. A partir do referencial teórico interculturalidade crítica, delineou-se a manifestação da capoeira como artefato cultural representante do conhecimento ancestral de matriz afro-brasileira, bem como aspectos da educação em ciências no viés da cultura. Neste contexto, realizamos uma Análise de Conteúdo de questionários respondidos pelas participantes do projeto que resultaram na construção de três categorias, a saber: Aspectos Didáticos Formativos, Desenvolvimento e Formação Pessoal, Relações Étnico Raciais e Cidadania que evidenciaram o “cruzamento de fronteiras culturais” e o estabelecimento de diálogos interculturais de modo a privilegiar uma horizontalidade de saberes e ressignificação mútua entre conhecimentos de matriz tradicional afro-brasileira e a educação em ciências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).