Formação de professores de matemática: Compartilhamento de experiências e o conhecimento matemático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9351

Palabras clave:

Modelagem Matemática. Experiências profissionais. Ensino da Matemática. Modelo de Formação.

Resumen

Este artigo explicita reflexões sobre o conhecimento matemático e as trocas de experiências entre os professores de matemática participantes de uma formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Tais reflexões se apoiam na interpretação dos dados da pesquisa, constituídos a partir da transcrição dos áudios de 14 encontros de formação e do depoimento de 10 participantes. A pesquisa, conduzida na atitude fenomenológica-hermenêutica, buscou contribuir com a área de formação de professores em Modelagem Matemática, evidenciando como os professores de matemática compreendem o conhecimento matemático e como se dá as trocas de experiências entre os pares. Compreendemos que as mudanças pedagógicas, por parte de quem ensina matemática, não ocorrem de forma imediata e solitária. Assim, um modelo formativo que valorize a experiência do professor e que se articule às dificuldades do contexto escolar vivido por ele, favorece a motivação pela participação na formação e pela mudança de prática.

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Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Cararo, E. de F. F., & Klüber, T. E. (2023). Formação de professores de matemática: Compartilhamento de experiências e o conhecimento matemático . Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e9351. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9351

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes