Os estímulos de aprendizagem na prática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9400

Palabras clave:

PALAVRAS-CHAVE: Contextualização. Estímulos. Aprendizagem.

Resumen

O artigo busca investigar a presença dos estímulos nas práticas da educação contextualizada, com vistas a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento dos discentes. A pesquisa é realizada a partir da revisão de literatura científica em artigos e livros, para a estruturação conceitual e referencial teórico do estudo. Explora-se a compreensão da educação do campo como um espaço de direitos e de aprendizagens contextualizadas significativas, que devem favorecer, em sua prática, a possibilidade de estímulos diversos no processo de aprendizagem discente. Este artigo descortina, portanto, novos diálogos possíveis para a compreensão dos processos de aprendizagem nas escolas do campo, e pressupõe a discussão de novos saberes docentes para a aplicabilidade de estímulos na sala de aula.

Citas

ANDRADE, P.; LACERDA, H.; DANTAS, J.; OLIVEIRA, A. Percepção dos professores sobre a importância das atividades sensoriais para o desenvolvimento infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2.; JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016. Anais [...]. Campina Grande: Cintedi, 2016. ISSN: 2359-2915. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2016/TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID56_21102016203050.pdf. Acesso em: maio 2019.

BARTOSZECK. A. Neurociência na Educação. Disponível em: https://nead.ucs.br/pos_graduacao. Acesso em: maio 2019.

CONSEZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FESTAS, M. A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 41, n. 3, p. 713-728, jul./set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518. Acesso em: maio 2019.

LIMA, E. A formação de professores no semi-árido: valorizando experiências e reconstruindo valores. Caderno multidisciplinar – Educação e contexto do Semi-árido brasileiro: Tecendo Saberes em educação, cultura e formação. Juazeiro: Selo Editorial RESAB, 2007. V. 3.

MARTINS, Josemar. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o semi-árido. In: OLIVEIRA, Ângelo Custódio Néri de. Educação para a convivência com o semi-árido – reflexões teórico-práticas. 2. ed. Juazeiro/BA: Secretaria Executiva da Resab; Selo editorial Resab, 2006.

MARTINS, Josemar. Educação contextualizada: da teoria à prática. In: REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Luzineide Dourado (org.). Educação contextualizada: fundamentos e práticas. Juazeiro, BA: Uneb; Departamento de Ciências Humanas – Campus III; Uneb; Nepec-SAB; MTC; CNPq; Insa, 2011.

NASCIMENTO, F.; SANTOS, L.; ANDRADE, D.; MONTIEL, F.; AFONSO, M.; CHIVIACOWSKY, S. Saberes mobilizados no desenvolvimento das habilidades motoras básicas na educação física escolar. Revista Didática Sistêmica, Edição Especial, p. 234-246, 2011. Evento Extremos do Sul. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1758. Acesso em: maio 2019.

OLIVEIRA, G. A pedagogia da neurociência. Ensinando o cérebro e a mente. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

PAPILOT, M. Pedagogia da Alternância: estudo exploratório na escola rural de Massaroca. 2007. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2007.

PEREIRA. D. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 18, n. 16, jun. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php. Acesso em: maio 2019.

PINTO, A. C. Memória, cognição e educação: implicações mútuas. In: DETRY, B.; SIMAS, F. (ed.). Educação, cognição e desenvolvimento: textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa, Portugal: Edinova, 2001. p. 17-54.

REGINATTO, R. A importância da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem. Revista de educação do IDEAU, v. 8, n. 18, jul.-dez. 2013. Disponível em: https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/11_1.pdf Acesso em: maio 2019.

REIS, E. Educação do campo: escola, currículo e contexto. Juazeiro-BA: ADAC/UNEB-DCH-III/NEPEC-SAB, 2011.

RELVAS, M. Neurociência e educação. Potencialidades dos gêneros humanos em sala de aula. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.

SCHIAVO, A.; RIBÓ, C. Estimulando todos os sentidos de 0 a 6 anos. In: SEMINÁRIO DO CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2017. Anais [...]. Unicamp: Cole, 2017. Disponível em: alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss17_01.pdf. Acesso em: maio 2019.

SHIMIZU, V.; MIRANDA, M. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura. Rev. Psicopedagogia, v. 29, n. 89, 2012.

SILVA, J. Educação contextualizada: da teoria à prática. In: Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Juazeiro-BA: UNEB- DCH-III/NEPEC-SAB/MTC/CNPq/INSA, 2011.

SIMÕES, E. A presença dos conhecimentos da neurociência cognitiva no capital de saberes de docentes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2016. Disponível em: http://www.fw.uri.br/NewArquivos/pos/dissertacao/dis-107.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

SOBREIRA, L.; MEDEIROS, L. Educação do campo contextualizada no semiárido: desafios e possibilidades. In: CUNHA, Andrews; SANTOS, Ana Paula; MARIN, Aldrin. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro – debates atuais e estudos de casos. Campina Grande, Paraíba: MCTI, 2014.

ZANATA, M. A contribuição da estimulação para a aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU, v. 9, n. 20, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/222_1.pdf. Acesso em: maio 2019.

Publicado

2023-04-26

Cómo citar

Santana, T. O. ., & Reis, E. dos S. (2023). Os estímulos de aprendizagem na prática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e9400. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9400

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes