Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.143-160Resumen
Neste trabalho propusemo-nos a analisar a relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foram entrevistados sete calouros e sete formandos, a fim de perceber as razões da escolha do curso; analisar os conflitos que envolvem essa busca; conhecer a concepção de professor; buscar entender como desejam exercer seu papel profissional; comparar os perfis profissionais dos entrevistados. Assim, constatamos que o curso foi criticado por aqueles que não se identificam com ele, enquanto que os outros percebem que este fornece bom embasamento na futura profissão. Além disso, a maioria está se definindo profissionalmente, pois quando se trata de sentimento em relação à vida profissional é preciso tempo para experimentar e conhecer o papel desempenhado pela docência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).