AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Thalita Fernanda de Oliveira Macedo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP/BAURU
  • Lílian Aparecida Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.39-53

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Educação Física escolar; Ensino Fundamental.

Resumo

RESUMO: Este artigo buscou identificar e analisar as perspectivas de professores de Educação Física sobre a avaliação de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa de investigação, a partir de um estudo exploratório, no qual foram entrevistados 30 professores de Educação Física atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que os professores, nas aulas de Educação Física escolar, destacaram, no que diz respeito às práticas avaliativas, os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, com um predomínio dos atitudinais em relação aos outros dois. Adicionalmente, manifestaram relacionar a avaliação de elementos correspondentes às questões corporais nas aulas de Educação Física, envolvendo um saber fazer dos alunos vinculados ao movimento, bem como um saber sobre esse fazer, valorizando a compreensão, a reflexão e a análise. As considerações acerca de todo este processo revelaram uma ampliação de sentido e ações avaliativas por parte dos professores de Educação Física, podendo sinalizar, para a área, uma possível reconfiguração alinhada aos pressupostos da cultura corporal de movimento.

 

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Macedo, T. F. de O., & Ferreira, L. A. (2021). AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Contexto & Educação, 36(113), 39–53. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.39-53