AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.39-53Palabras clave:
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Educação Física escolar; Ensino Fundamental.Resumen
RESUMO: Este artigo buscou identificar e analisar as perspectivas de professores de Educação Física sobre a avaliação de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa de investigação, a partir de um estudo exploratório, no qual foram entrevistados 30 professores de Educação Física atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que os professores, nas aulas de Educação Física escolar, destacaram, no que diz respeito às práticas avaliativas, os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, com um predomínio dos atitudinais em relação aos outros dois. Adicionalmente, manifestaram relacionar a avaliação de elementos correspondentes às questões corporais nas aulas de Educação Física, envolvendo um saber fazer dos alunos vinculados ao movimento, bem como um saber sobre esse fazer, valorizando a compreensão, a reflexão e a análise. As considerações acerca de todo este processo revelaram uma ampliação de sentido e ações avaliativas por parte dos professores de Educação Física, podendo sinalizar, para a área, uma possível reconfiguração alinhada aos pressupostos da cultura corporal de movimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).