SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA
SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10682Palavras-chave:
Inclusão; Estagiário; ProfessorResumo
Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórica-cultural, promove uma discussão crítica acerca da inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva de docentes e estagiários do curso de Pedagogia. Objetiva desencadear reflexão sobre os sentidos e significados atribuídos a presença de um estagiário em uma sala de aula inclusiva. Utiliza exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em uma escola municipal de São Paulo, extraídos de uma dissertação de mestrado de 2019, que subsidiarão a discussão apoiada em Vygotsky ([1924] 1997; 1930; [1930] 2008; [1930] 2010; [1934] 2001). Os resultados apontam para uma revisão e reflexão crítica sobre o papel do estagiário em uma sala de aula inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).