A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA RESSIGNIFICAR O ENSINO NO CURRÍCULO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.10-28

Palavras-chave:

Ciência, História da Ciência, Filosofia da Ciência, Currículo Integrado.

Resumo

O Currículo Integrado exige uma abordagem interdisciplinar dos conceitos e conteúdos por parte dos docentes, tendo em vista a necessidade de que sejam constituídos pontes e diálogos entre os diferentes saberes, seja pelas disciplinas básicas ou técnicas. A abordagem de conceitos mais dedutivos formais em sala de aula pode produzir no estudante desencantamento se a ciência, a técnica e a tecnologia não forem humanizadas. A História e a Filosofia da Ciência podem ser o caminho mais eficiente para oportunizar uma experiência mais próxima da realidade do discente. Humanizar-se e humanizar a ciência e a tecnologia são meios eficazes para incluir no ato educativo, junto com os conteúdos e conceitos a serem trabalhados, a possibilidade de que o discente se faça as perguntas originárias, filosóficas e científicas que foram feitas através da história e se sinta convocado para ser produtor de conhecimento, não apenas um espectador de aulas sobre ciência e tecnologia. Nada pode ser mais eficaz do que discente se sentir motivado a pensar de modo filosófico e científico o mundo da ciência e da tecnologia à luz da interdisciplinaridade, algo inerente ao Currículo Integrado.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Rodrigues, IFFAR CAMPUS JAGUARI - 055 999636498

Licenciado em Filosofia, com hab. Sociologia e Psicologia. Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em ética e filosofia social, doutor em filosofia, epistemologia e metafísica, pós-doutorado em ética e filosofia política. Docente de Filosofia do IFFAR, Campus Jaguari, docente do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Coordenador do Curso de Mestrado ProfEPT. 

Fernanda Lavarda Ramos de Souza, IFFAR CAMPUS JAGUARI

Odontóloga-TAE - IFFAR Campus Jaguari, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. 

Liára Colpo Ribeiro, IFFAR Campus Jaguari

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em Ensino de Ciências, docente EBTT de Biologia, Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, IFFAR, Campus Jaguari.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Rodrigues, R. A., Ramos de Souza, F. L., & Ribeiro, L. C. (2020). A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA RESSIGNIFICAR O ENSINO NO CURRÍCULO INTEGRADO. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 10–28. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.10-28

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação