A organização curricular por situação de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11353

Palavras-chave:

Situação de Estudo

Resumo

Instiga-nos compreender quais critérios são adotados por professores/pesquisadores na elaboração e desenvolvimento de uma proposta curricular por Situação de Estudo (SE). Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante uma entrevista não-estruturada com o idealizador da SE. A entrevista, gravada em áudio, transcrita e analisada por meio da Análise Textual Discursiva, orientou-se pela seguinte questão norteadora: Como surgiu a proposta de SE? Com a experiência que você tem e teve nessa caminhada de estudos e pesquisas com a SE, quais são os principais critérios considerados na sua elaboração e desenvolvimento? Muito mais do que critérios de escolha de temas e conceitos, percebeu-se que há condições favoráveis que mediaram essas escolhas e que podem ou não influenciar o seu melhor êxito. Igualmente, as condições contextuais e normativas que permearam a origem dessa proposta de SE, que coincide com o lançamento dos PCNs, também evidenciam o quão difícil é organizar, de forma contextualizada, o currículo de Ciências nas etapas finais da Educação Básica, e desenvolver, na prática, um ensino com características efetivamente interdisciplinares.

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

Rosa de Avila de Vasconcelos, A., & Ritter, J. (2023). A organização curricular por situação de estudo. Revista Contexto & Educação, 38(120), e11353. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11353

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes