Formação do profissional de serviço social: Desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11414

Resumo

O construto teórico tem como finalidade analisar o processo de formação continuada dos assistentes sociais que exercem sua atividade laborativa em escolas na política de educação no município de João Pessoa-PB. O debate destaca a relevância da formação do profissional, entendendo-a como ferramenta no aprimoramento da profissão do assistente social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, empreendida a partir de dados coletados em fontes documentais, como o plano de cargos e carreira dos profissionais do magistério; bibliográficas e através de entrevista com roteiro estruturado e observação, sendo o seu tratamento feito à luz da análise de conteúdo e de conjuntura. As categorias teóricas trabalhadas são: assistente social escolar e formação permanente; tendo como principais resultados: a formação sem aprofundamento apresentada pela prefeitura e a procura de cursos por conta própria dos profissionais.

Biografia do Autor

Edineide Jezine Mesquita de Araújo

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. Faz parte do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É membro efetivo da Rede de Pesquisa Universitas/Br ? EIXO 5 Acesso e Permanência. Faz parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação (Lisboa/PT) e atua como investigadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIEd/UHLT/Pt). É atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS), desenvolvendo as pesquisas ?Os impactos das políticas de cotas no contexto da inclusão na Universidade Federal da Paraíba: acesso, permanência e Evasão na Educação Superior? (PIBIC/UFPB) e ?Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). Possui publicações e atuação nos seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Educação Popular e Educação do Campo e Extensão Universitária.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

de Albuquerque, L. C., & Mesquita de Araújo, E. J. (2022). Formação do profissional de serviço social: Desafios e possibilidades. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(118), e11414. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11414