(DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL APLICADO EM ATIVIDADES INOVADORAS

(DIS)PLUG: COMPUTATIONAL THINKING APPLIED TO INNOVATIVE ACTIVITIES

Autores

  • Natália Bernardo Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Anelise Lemke Kologeski
  • Vithória da Silveira Batista
  • Lucas Pinheiro Alves

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.72-88

Palavras-chave:

Computação desplugada, Lógica de programação, Alfabetização digital

Resumo

Tendo em vista a necessidade da evolução dos métodos atuais de ensino, esta pesquisa engloba o desenvolvimento de atividades que abordam os conceitos de Pensamento Computacional, envolvendo os seus quatro pilares. As atividades dividem-se em dois grupos: o grupo das atividades desplugadas onde não há o uso de máquinas, e as atividades plugadas onde existe o auxílio de recursos digitais. Para isso, segue-se a metodologia pesquisa ação, com 6 etapas: revisão sistemática de literatura, elaboração, testagem, validação, correção e desenvolvimento do produto final, onde elas finalmente chegarão aos estudantes, primeiramente por meio dos docentes que auxiliarão a equipe na etapa de validação e posteriormente com ampla divulgação. Até o momento, em torno de 40 atividades já foram desenvolvidas, sendo que nesse artigo exemplificamos as atividades desplugadas já desenvolvidas e que estão em fase de validação com professores da escola básica. Também ocorreu a oportunidade de testagem de algumas atividades em um minicurso com estudantes, que contribuíram com comentários e diferentes visões sobre as metodologias. Ao longo da pesquisa, pretende-se concluir as demais etapas e auxiliar na formação de professores em Pensamento Computacional, inovando as metodologias utilizadas atualmente em sala de aula diante de uma geração de nativos digitais.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Nunes, N. B., De Bona, A. S., Kologeski, A. L., Batista, V. da S., & Alves, L. P. (2021). (DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL APLICADO EM ATIVIDADES INOVADORAS: (DIS)PLUG: COMPUTATIONAL THINKING APPLIED TO INNOVATIVE ACTIVITIES. Revista Contexto & Educação, 36(114), 72–88. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.72-88

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional