ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA DROGAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino do município de Caçapava do Sul - RS. Essa pesquisa objetiva identificar a Resolução de Problemas como metodologia no processo ensino e aprendizagem através do uso de temáticas com alunos da Educação Básica. Para isso utilizou-se o subtema: “Drogas, o que elas têm a oferecer? ” Os referenciais teóricos adotados neste trabalho apontam o contexto metodológico e epistemológico da Resolução de Problemas e o objetivo de sua utilização no Ensino de Ciências. Para obtenção dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa e a análise dos resultados foram tratadas de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Como instrumento para coleta de dados aplicou-se um bloco de problemas e gravação de áudio e vídeo, para transcrição das falas dos estudantes. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes quanto aos aspectos relacionados as diferentes etapas de implementação da proposta e revelou as potencialidades do uso da Resolução de Problemas proposta a partir da temática, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas para elaboração de estratégias, motivação, reflexão crítica, exposição de argumentação, entre outras desenvolvidas pelos alunos.

Biografia autore

Édila Rosane Alves da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Cioências Exatas - Química

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Pubblicato

2019-03-28

Come citare

Alves da Silva, Édila R., & Jappe Goi, M. E. (2019). ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA DROGAS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 104–125. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125