PENSAMENTO CRÍTICO NA CIÊNCIA: PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

CRITICAL THINKING IN SCIENCE: PERSPECTIVE FROM BRAZILIAN TEXTBOOKS

Autores

  • Kélli Renata Corrêa de Mattos UFSM
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maris (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.404-419

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Currículo, Estratégias de Ensino

Resumo

A educação em Ciências precisa subsidiar os sujeitos contemporâneos com uma formação que não priorize somente os conhecimentos científicos, mas também o desenvolvimento de competências para que atuem em sociedade. Nesse contexto, considera-se a promoção do Pensamento Crítico (PC) como uma abordagem em potencial. Pensando nisso, realizou-se uma análise documental em 8 Livros Didáticos (LD) do 7º ano do Ensino Fundamental, identificando a natureza das atividades propostas, bem como o potencial das mesmas para o desenvolvimento das capacidades do PC. Percebe-se, com a análise a diversidade de atividades presentes nos LD de Ciências, sendo que as mais recorrentes foram classificadas na categoria Exploratórias, as quais conferem a oportunidade do sujeito se envolver no processo, a depender do encaminhamento pedagógico. Observa-se também, a presença de atividades classificadas como Reflexivas/Críticas, as quais desempenham um papel crucial na formação do sujeito, instigando-o a pensar, refletir e criticar. Verifica-se ainda, a presença de atividades mais tradicionais classificadas na categoria Informativas, pois apenas têm o intuito de apresentar uma informação adicional ao conteúdo. Contudo, considera-se os resultados satisfatórios, pois expressam que os LD de Ciências, não possuem predominantemente atividades simplistas e tradicionais, mas que tem avançado em relação ao caráter das atividades propostas.

Biografia do Autor

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maris (UFSM)

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM). Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado na UFSM (www.ufsm.br/ppgecqv). Lider do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA e coordenador do núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar".

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Corrêa de Mattos, K. R., Güllich, R. I. da C., & Tolentino Neto, L. C. B. de. (2021). PENSAMENTO CRÍTICO NA CIÊNCIA: PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS: CRITICAL THINKING IN SCIENCE: PERSPECTIVE FROM BRAZILIAN TEXTBOOKS. Revista Contexto & Educação, 36(114), 404–419. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.404-419