GAMIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM TRILHA ECOLÓGICA

Autores

  • Diego Marques da Silva-Medeiros Universidade Federal da Grande Dourados
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.217-238

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Análise do Comportamento, Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este é o relato de uma pesquisa sobre as influências da gamificação na Interpretação Ambiental. Questionamos qual seria a influência da gamificação nas trilhas interpretativas tradicionalmente realizadas em um parque ecológico. O objetivo foi investigar tal influência e, para isso, buscamos desenvolver uma prática de intervenção que mantivesse o conteúdo dos discursos tradicionalmente proferidos pelos guias do local, mas que inovasse os métodos didático-pedagógicos a partir da gamificação. Os resultados mostraram que a atividade gamificada promoveu maior engajamento e participação, além de ter estimulado comportamentos objetivados pela atividade em uma maior proporção que na atividade tradicional. Concluímos que a gamificação pode trazer benefícios para a motivação do público participante de atividades de Interpretação Ambiental.

Biografia do Autor

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina: Didática das Ciências Naturais. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências - que tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Silva-Medeiros, D. M. da, & Lorencini Júnior, Álvaro. (2020). GAMIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM TRILHA ECOLÓGICA. Revista Contexto & Educação, 35(112), 217–238. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.217-238

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde