MIMESIS E RITUAL: BASES DO AGIR SOCIAL, FUNÇÕES E FENÔMENOS SOCIAIS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.221-233

Palavras-chave:

Mimesis. Ritual. Educação.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar as bases miméticas do agir social e apropriação de mundo por meio do ritual, as funções do ritual na educação e discutir sobre os fenômenos sociais e culturais na educação. Quais são as bases miméticas do agir social e apropriação de mundo por meio do ritual? Quais são as funções do ritual na educação? Como se constitui a relação do processo mimético com o ritual enquanto fenômenos da mimesis social e cultural? Os referenciais teóricos sobre mimesis e ritual têm como abordagens a antropologia e a antropologia educacional alemã. O método utilizado nessa pesquisa é análise de conteúdo hermenêutica e o trabalho consiste em analisar/ refletir o sentido geral do material textual das obras selecionadas. Os resultados da análise expõem que as bases miméticas do agir social levam à apropriação do mundo e constituição do sujeito, tendo o ritual como constituição do sujeito e noção de pertencimento à comunidade e as funções do ritual na educação envolvem a) relações sociais, realidade social, relações de poder e contexto; b) performance e práticas corporais; c) tempo e espaço, repetição e seqüencialidade; d) alteridade, sincronicidade, diacronia e mudanças sociais e culturais.

Biografia do Autor

Karina Augusta Limonta Vieira, Universidade Livre de Berlim e Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil. Pesquisadora Associada da Universidade Livre de Berlim e docente na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Vieira, K. A. L. (2021). MIMESIS E RITUAL: BASES DO AGIR SOCIAL, FUNÇÕES E FENÔMENOS SOCIAIS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Contexto & Educação, 36(113), 221–233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.221-233