Sentido Moral, República e Instrução Pública
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.83-95Resumo
Shaftesbury, Hutcheson, Smith e Condorcet expressam a convicção segundo a qual os homens podem orientar suas ações de acordo com inclinações naturais ao bem e à felicidade comum. Condorcet, partindo dessa compreensão, argumenta que os princípios republicanos, assim como a instrução pública que lhes corresponde, devem favorecer o desenvolvimento dos sentimentos morais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).