Autoavaliação e avaliação externa: processo articulado de regulação e emancipação

Autores

  • João Pedro Schmidt UNISC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.11-24

Resumo

Este trabalho tem por objetivo socializar a experiência pioneira da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC –no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES –, ao mesmo passo em que promove uma reflexão acerca da concepção de articulação entre os processos de autoavaliação e avaliação externa. A Universidade foi uma das primeiras instituições do país a vivenciar a nova lógica que situa a avaliação
institucional como um instrumento cognitivo, crítico e organizador. Ao relatar essa experiência, são trazidos à discussão os conceitos de regulação e emancipação, cuja harmonização representa um dos maiores desafios para o sistema de educação superior.

Biografia do Autor

João Pedro Schmidt, UNISC

Doutor em Ciência Política pela UFRGS, mestre em Filosofia pela UFRGS, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador da CPA da Unisc.

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Publicado

2013-05-15

Como Citar

Schmidt, J. P. (2013). Autoavaliação e avaliação externa: processo articulado de regulação e emancipação. Revista Contexto &Amp; Educação, 24(81), 11–24. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.11-24