Experiências, estratégias e práticas de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10347

Palavras-chave:

Alfabetização; pesquisa; professoras alfabetizadoras.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre o processo de alfabetização de crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental (Ciclo Inicial de Alfabetização). O objetivo principal da pesquisa foi compreender e analisar como é realizado esse processo, levando em consideração as narrativas de professoras alfabetizadoras sobre suas experiências e vivências no cotidiano escolar. Como procedimento metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa, com a técnica da observação participante e da entrevista semiestruturada. Para a pesquisa, foi selecionada uma escola estadual situada no município de Carangola/MG, com a participação de três professoras alfabetizadoras. Como resultado, apontamos que as experiências docentes definem a forma como as professoras desenvolvem o processo de ensino-aprendizagem, e que suas ações são primordiais para o sucesso na alfabetização, deixando marcas significativas na sua vida dos estudantes.

 

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

de Andrade, E. O., & Amorim, M. G. M. . (2023). Experiências, estratégias e práticas de professoras alfabetizadoras. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10347. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10347

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes