Avaliação Participativa: constatações e aprendizagens

Autores

  • Denise Leite UFRGS
  • Ana Karin Nunes Unisc

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.147-169

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os entendimentos atribuídos por alguns autores sobre os significados e sentidos da avaliação participativa. Foi elaborado a partir dos dados decorrentes da pesquisa “Avaliação participativa on-line e offline” (Leite et al, 2007). A pesquisa produziu um banco de dados sobre avaliações participativas registradas em 50 protocolos disponibilizados para consulta por meio eletrônico. O artigo mostra a análise de 10 destes protocolos. Foram  buscadas as concepções de avaliação, participação, avaliação participativa, bem como os sujeitos e os níveis, intensidade e formas de sua participação nas experiências e/ou atividades relatadas. A análise efetuada pelo grupo de pesquisa motivou algumas constatações e aprendizagens.

Biografia do Autor

Denise Leite, UFRGS

Pós-doutorada pelo Centro Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ana Karin Nunes, Unisc

Graduada em CS/Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com especialização em Gestão Universitária pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestrada em
Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2013-05-15

Como Citar

Leite, D., & Nunes, A. K. (2013). Avaliação Participativa: constatações e aprendizagens. Revista Contexto &Amp; Educação, 24(81), 147–169. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.147-169