O PARADIGMA COMPLEXO: Um Novo Olhar Para a Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.131-142Resumo
O texto objetiva, a partir da compreensão histórica da Psiquiatria,algumas reflexões sobre a desinstitucionalização, vislumbrando
possibilidades de um pensamento complexo à luz das idéias da teoria Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana. Esta Teoria constitui-se numa interessante contribuição para discutir e reformular idéias relativas à saúde mental, que apontem caminhos para uma assistência fundada nas emoções. Nesse sentido, espera-se que o profissional de saúde não atue de modo unidirecional, mas que construa programas de intervenção que promovam a saúde e o bem-estar de maneira compartilhada entre quem está prestando assistência, o paciente e a família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).