LA COMUNICACIÓN EDUCATIVA Y EL DESARROLLO DE LA DIMENSIÓN SOCIO AFECTIVA DE LA PERSONALIDAD: Nuevos Retos a la Educación Social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.131-143Resumo
La educación de la personalidad impone conocer y consideraraquellas estructuras psicológicas que constituyen resortes del
desarrollo en un momento dado, presupuesto que gana especial
sentido cuando se trata de la estimulación del desarrollo de la
dimensión socioafectiva de la personalidad. Sobre esta base se
debe organizar el proceso educativo como comunicación que
involucre aquellos recursos del sujeto (de la personalidad y del
grupo) y del contexto (ámbitos socioeducativos significativos)
que participan de la regulación consciente e intencional de las
interacciones sociales. Este proceder exige de la formación habilidades específicas en los educadores, rescatando el
protagonismo, la iniciativa y la creatividad de los participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).