DISOÑAR OTRA ESCUELA DESDE LA EDUCACIÓN POPULAR: Ciudadanos del Mundo, pero También Hijos de la Aldea, Desiguales y Excluídos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.63-92Resumo
Es necesario producir una educación para dar poder a los pobres en el sentido de que se incluyan con sus culturas, identidades y luchas de frente al conjunto de las sociedades globalizadas y se impongan ante la hegemonía cultural de las elites. El afán modernizador no produció una escuela capaz de promover la integración social de la mayoría de la populación, desconociendo la heterogenidad cultural por la homogenización basada en la racionalidad instrumental y en las demandas del mercado excludente con ensenãnza de baja calidad, pro-ducida sin la participación del profesor en el debate político-educativo. El modelo de formación de profesores, en Colombia, es del siglo XIX. La escuela es masificadora, autoritária, taylorista.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).