O uso do tempo pelas crianças fora da escola: Um reflexo da desigualdade de gênero na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13825

Palavras-chave:

Atividades Extracurriculare, Divisão de Tarefas, Gênero, Clima Familiar

Resumo

A maneira como as crianças usam o tempo fora da escola revela como o gênero tem implicações nas relações humanas e na forma como elas percebem os contextos que frequentam. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar se há diferenças na percepção do ambiente familiar, na satisfação com a vida e no envolvimento em atividades extracurriculares entre meninas e meninos. A metodologia utilizada foi um estudo de campo com abordagem quantitativa e com delineamento exploratório-descritivo. Os participantes foram 90 estudantes, 47 meninas e 43 meninos, com idade média de 8,53 anos (DP = 0,50). Na coleta de dados foram utilizados uma escala de envolvimento em atividades extracurriculares, uma escala multidimensional de satisfação de vida para crianças e uma escala de percepção do clima familiar. Os resultados indicaram a existência de diferenças relacionadas ao gênero no que se refere à percepção do ambiente familiar, na satisfação com a vida e no envolvimento em atividades extracurriculares. As meninas envolvem-se mais com atividades extracurriculares estruturadas e com as tarefas acadêmicas/responsáveis. Além disso, elas percebem a escola de maneira melhor e se veem fazendo menos atividades interessantes. Os meninos percebem o clima familiar mais positivo do que elas.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Leão, L. C., & Matias, N. C. F. (2024). O uso do tempo pelas crianças fora da escola: Um reflexo da desigualdade de gênero na infância. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13825. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13825

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação