Violência escolar: Arquivando traumas e enfrentando desafios na filosofia da educação, psicanálise e educação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14091Palavras-chave:
Filosofia da educação, psicanálise, educação, arquivo, hermenêuticaResumo
O texto pretende compreender, na perspectiva da relação filosofia da educação, psicanálise e educação, a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de (re)construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é investigar hermeneuticamente as contribuições de Freud, Adorno e Derrida sobre a relação entre violência, linguagem e memória. Além disso, pretende auscultar os professores e gestores de escolas públicas de cinco (5) municípios gaúchos, através da análise de uma experiência de ensino e pesquisa realizada através do curso de Ciências da Religião – UAB/UFSM. O intuito é compreender de forma edificante o lugar vago da docência de forma dialogada e esclarecida, pretendendo (re)construir mediações teóricas e estratégias de intervenção como forma de enfrentamento à violência na/da educação. Nesse sentido, levanta subsídios na reflexão dialógica da prática pedagógica de educadores das redes de ensino, no sentido de problematizar o significado da relação teoria e prática na formação de professores, em tempos de exceção normalizadora e da ausência de arquivos contendo informações específicas de cada escola.
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