Mulher, ciência e educação profissional: O protagonismo das mulheres pesquisadoras no IFAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15550

Palavras-chave:

Ciência, Realização Profissional, Visibilidade

Resumo

Considerando que o Instituto Federal do Acre (Ifac) completa sua primeira década de existência, é importante ampliar o olhar sobre a participação feminina nas produções científicas da instituição e, a partir dos resultados, orientar políticas institucionais relacionadas ao incentivo à participação de mais mulheres na pesquisa, no empreendedorismo e na inovação. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o protagonismo histórico das professoras doutoras do Ifac. Foi utilizado como metodologia a investigação narrativa, com abordagem teórica qualitativa e com procedimento exploratório e investigativo apoiado pelo estudo de caso. As entrevistas via questionário centraram-se na análise de conteúdo de Bardin (2016). O estudo revelou que, apesar do avanço feminino nos espaços científicos, e do sentimento de realização profissional como cientista na Rede Federal de Ensino, ainda há a necessidade de um profundo olhar para a equidade de gênero no campo profissional e científico, por meio de políticas públicas em apoio às mulheres. Consideram-se desafios como a maternidade, visto que há a necessidade de uma maior extensão no processo de execução de suas atividades nos projetos de pesquisa. Assim, a temática ajuda na divulgação no campo científico para visibilidade feminina na ciência, a partir das instituições como fonte de valorização para carreiras vinculadas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na EPT.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Vidal, I. de O., de Azevedo, J. M. A., & Azêvedo, H. S. F. da S. (2024). Mulher, ciência e educação profissional: O protagonismo das mulheres pesquisadoras no IFAC. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15550. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15550

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade