Lembrança estimulada por vídeo e a percepção da performance de professoras de química sobre sequências didáticas e a avaliação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15923

Palavras-chave:

Avaliação, sequências didáticas, ensino de ciências, performance

Resumo

Este artigo aborda a percepção da performance e episódica de duas professoras de química em relação à avaliação, com base em lembranças estimuladas por cenas registradas em vídeo. Orientado pela problemática “Quais são as concepções de avaliação dos estudantes no contexto da aplicação de duas sequências didáticas orientadas por problemas sociocientíficos?”, o objetivo desse recorte de pesquisa é compreender as concepções de avaliação da aprendizagem no contexto da aplicação de duas sequências didáticas guiadas por problemas sociocientíficos. A metodologia envolveu a utilização da lembrança estimulada para analisar como duas professoras de química elaboraram significados sobre o contexto de aplicação de sequências didáticas e a avaliação da aprendizagem. Foram realizadas gravações em áudio e vídeo de aulas, seguidas de entrevistas com as professoras. Os dados foram analisados com o software NVivo 12®, utilizando a codificação automática e a análise categórica das respostas, focando em concepções de avaliação. Os resultados deste estudo levam a concluir que as professoras deflagraram um processo reflexivo sobre a ação na lembrança estimulada, atividade que criou contextos significativos de argumentação, de interpretação performática e de análise de episódios de ensino. As concepções de avaliação revelam diferentes abordagens para serem desenvolvidas nas sequências didáticas, destacando-se a emergência de tensões, os dilemas e as contradições decorrentes das demandas institucionais e das dificuldades no ensino de química.

Referências

AIZAWA, Alexandre. A percepção gestual de licenciandos e a representação estrutural química na perspectiva da multimodalidade. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, São Paulo, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-29032017-164103

AIZAWA, Alexandre. As transições epistêmicas e multimodais na produção de representações sobre os estados de agregação da matéria em aulas de química. 2023. 279 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, São Paulo, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-28022023-115721

BELL, Beverley; COWIE, Bronwen. The characteristics of formative assessment in science education. Science Education, v. 85, n. 5, p. 536-553, 2001. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.1022

BROADFOOT, Patricia; BLACK, Paul. Redefining assessment? The first ten years of assessment in education. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, United States, v. 11, n. 1, p. 7-26, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594042000208976

CARRIJO, Ana Regina Dalmaschio; MENDES, Ana Nery Furlan. Avaliação da aprendizagem e o erro construtivo no ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 6, p. 121-137, 2017. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID407/v12_n6_a2017.pdf

CALDERHEAD, James. Stimulated Recall: A method for research on teaching. British Journal of Educational Psychology, v. 51, n. 2, p. 211-217, 1981. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1981.tb02474.x

CANDELA, Antonia. Students' power in classroom discourse. Linguistics and Education, v. 10, n. 2, p. 139-163, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0898-5898(99)80107-7

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; McCARTHEY, Sarah; COLLEEN, Vojak; KLINE, Sonia. Technology-Mediated Writing Assessments: Principles and Processes. Computers and Composition, v. 28, n. 2, p. 79-96, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compcom.2011.04.007

DAZZANI, Melissa. Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio: a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Interunidades em ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. DOI: https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-165617

DEMPSEY, Nicholas P. Stimulated Recall Interviews in Ethnography. Qualitative Sociology, v. 33, p. 349-367, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11133-010-9157-x

ELWOOD, Jannette; MURPHY, Patricia. Assessment systems as cultural scripts: a sociocultural theoretical lens on assessment practice and products. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 22, n. 2, p. 182-192, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/0969594X.2015.1021568.

ENGESTRÖM, Yrjö. Studies in expansive learning: learning what is not yet there. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. 288 p.

FOX-TURNBULL, Wendy. Stimulated recall using autophotography – A method for investigating technology education. In: PUPILS ATTITUDES TOWARD TECHNOLOGY CONFERENCE, 22, Delft, 2009. Procedures […] Disponível em https://pt.scribd.com/document/300328642/Stimulated-Recall

FURTAK, Erin Marie. Linking a learning progression for natural selection to teachers’ enactment of formative assessment. Journal of Research in Science Teaching, v. 49, n. 9, p. 1181-1210, 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.21054

GALVÃO, Elaine Cristina. O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em Química: das concepções às abordagens do erro. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. Disponível em: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14169

GIORDAN, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. 328 p.

GIORDAN, Marcelo; GOMES, Gabriel Saraiva. Lembrança estimulada por vídeo como ferramenta para reflexão sobre a prática de uma professora de química. In: BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; ZANON, Lenir Basso; PANSERA-DE-ARAUJO, Maria Cristina;

FRISON, Marli Dallagnol; BIANCHI, Vidica. (org.). Festschrift em homenagem a Otávio Aloisio Maldaner: uma trajetória de amizade e produção coletiva de conhecimentos. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2024, p. 101-122.

GIPPS, Caroline V. Beyond testing: towards a theory of educational assessment. 1. ed. London: Routledge Falmer Press, 1994. 199 p.

GOMES, Gabriel Saraiva. Aspectos discursivos e contextuais da problematização no ensino de química sob uma perspectiva sociocultural. 2020. 235 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, São Paulo, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-30092020-165643.

HICKEY, Daniel T.; ZUIKER, Steven J. Engaged participation: a sociocultural model of motivation with implications for educacional assessment. Educational assessment, v.10, n. 3, p. 277-305, 2005. DOI: https://doi.org/10.1207/s15326977ea1003_7

LEMKE, Jay L. Talking science: language, learning, and values. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1990. 269 p.

LIMA, Guilherme da Silva. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. 2015. 305 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-16082016-093959

MACENO, Nicole Glock. A avaliação em sequências didáticas no ensino de ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente. 2020. 504 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-28092020-171241

MACENO, Nicole Glock; GIORDAN, Marcelo. Evaluación multimodal en la enseñanza de la química. Educación Química, v. 35, n. 2, p. 119-137, 2024. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2024.2.85993

MARTINS, Isabel. Dados como diálogo: construindo dados a partir de registros de observação de interações discursivas em salas de aula de ciências. In: SANTOS, F. M. T., GRECA, I. M. (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006, p. 297-321.

QUADROS, Ana Luiza de; MORTIMER, Eduardo Fleury. (org.). Multimodalidade no ensino superior. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. 344 p.

NGUYEN, Nga Thanh; McFADDEN, Amanda; TANGEN, Donna; BEUTEL, Denise. Video-stimulated recall interviews in qualitative research. AUSTRALIAN ASSOCIATION FOR RESEARCH IN EDUCATION, Adelaide, 2013. Procedures […] Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED603301.pdf

RADIŠIĆ, Jelena; BAUCAL, Aleksandar. Using video-stimulated recall to understand teachers’ perceptions of teaching and learning in the classroom setting. Psihološka istraživanja, v. 19, n. 2, p. 165-183, 2016. DOI: https://doi.org/10.5937/PsIstra1602165R

REITANO, Paul; SIM, Cheryl. The value of video stimulated recall in reflective teaching practices. International Journal of Multiple Research Approaches, v. 4, n. 3, p. 214-224, 2010. DOI: https://doi.org/10.5172/mra.2010.4.3.214

SHUBERT, Christopher W.; MEREDITH, Dawn C. Stimulated recall interviews for describing pragmatic epistemology. Physical Review Physics Education Research, v. 11, n. 2, p. 020138, 2015. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.11.020138

SINCLAIR, John McHardy; COULTHARD, Malcolm. Towards an analysis of discourse: the English used by teachers and pupils. London: Oxford University Press, 1975. 168 p.

SINCLAIR, John McHardy MAURANEN, Anna. Linear Unit Grammar: Integrating speech and writing. Amsterdam: John Benjamins Publishing Co. (Studies in Corpus Linguistics, 25), 2006. 185 p.

TARGINO, Arcenira Resende Lopes. Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos. 2017. 346 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Instituto de Química, Instituto de Biociências, São Paulo, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-30012018-132817

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 496 p.

WERTSCH, James V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998. 224 p.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Giordan, M., & Maceno, N. G. (2025). Lembrança estimulada por vídeo e a percepção da performance de professoras de química sobre sequências didáticas e a avaliação da aprendizagem. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15923. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15923

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes