Formação e práticas pedagógicas de professores: Um olhar significativo das contribuições de Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16761Palavras-chave:
Formação docente, Práticas educacionais, Educação brasileiraResumo
A proposta deste estudo, busca explorar questões relacionadas ao legado da obra de Mario Osorio Marques no campo da educação, tendo como base as publicações e os documentos legais que discutem a docência, permeando sua influência sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com foco na análise documental e bibliográfica. A coleta de dados foi baseada na seleção criteriosa de trechos e citações das obras analisadas, seguidos de uma interpretação crítica. Para isso, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011). Os resultados indicam, a defesa de uma formação docente contínua e de um ensino contextualizado e inclusivo que permanece atualmente, influenciando políticas educacionais e inspirando educadores a enxergar a prática pedagógica como um compromisso ético e político. Portanto, ao resgatar e refletir sobre as contribuições das obras de Marques ainda moldam a educação no Brasil, reafirma a relevância de suas ideias para o desenvolvimento de práticas educacionais transformadoras e democráticas.
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