Alfabetização e letramento na pedagogia hospitalar: Contribuições para o desenvolvimento social de crianças hospitalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16903

Palavras-chave:

Alfabetização, Pedagogia hospitalar, Desenvolvimento social, Socialização

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como se desenvolvem os processos de alfabetização e letramento em contextos não escolares, com foco em como esses processos possibilitam às crianças enfermas a socialização com o mundo ao seu redor. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, fundamentada na análise documental de artigos e teses relacionadas à temática. Ressaltamos a relevância do papel do pedagogo no ambiente hospitalar, tanto para a humanização da saúde quanto para a criação de um espaço propício ao ensino e à aprendizagem nesse contexto. Incentivar as crianças a se conectarem com a sociedade por meio desses processos é essencial, pois isso facilita um retorno mais natural à escola, quando possível.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

dos Santos Neto, M. B., Henrique, V. H. de O., & da Silva, M. G. (2025). Alfabetização e letramento na pedagogia hospitalar: Contribuições para o desenvolvimento social de crianças hospitalizadas. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16903. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16903

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde