EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEDIADA POR FILME COMERCIAL, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Maria Cristina Pansera de Araújo
  • Graça Simões de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.74-89

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Práticas Pedagógicas, Filmes no ensino

Resumo

As mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.

Biografia do Autor

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutoranda no programa de Pós-Gradução Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Já atuou na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia. Tutora EaD do curso de Pedagogia da UFPel. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia,experimentação no ensino de ciências.Coordenadora do PIBID Ciências Biológicas

Maria Cristina Pansera de Araújo

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Graça Simões de Carvalho

Professora Catedrática da Universidade do Minho (Uminho), Braga- Portugal.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Gonçalves dos Santos, E., de Araújo, M. C. P., & de Carvalho, G. S. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEDIADA POR FILME COMERCIAL, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(109), 74–89. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.74-89