ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DE SÓDIO E LIPÍDIO EM PREPARAÇÕES ALIMENTARES ESCOLARES
INTERVENTION STRATEGY FOR ADEQUATING SODIUM AND LIPID IN SCHOOL FOOD PREPARATIONS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.10676Palavras-chave:
Ficha Técnica de Preparação, Sódio, Lipídio, Planejamento de CardápioResumo
Objetivo: Realizar uma intervenção nutricional por meio da construção e implementação da Ficha Técnica de Preparo com foco na adequação da oferta de sódio e lipídios nas preparações alimentícias. Etapa 1. Diagnóstico: Análise da quantidade de lipídio utilizando a técnica de extração por meio do aparelho de Soxhlet e sódio por pesagem da quantidade de sal de adição utilizado e cálculo da quantidade de sódio utilizando a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos e, aplicação do roteiro para observação do modo de preparo. Etapa 2. Intervenção: Desenvolvimento e implementação das Fichas Técnicas de Preparação utilizando o modelo recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Etapa 3. Avaliação da aceitabilidade pelos escolares segundo o manual do Programa, análise do uso das Fichas Técnicas de Preparo pelo roteiro de observação e análise da quantidade pelo método já citado acima. Observou-se um valor de lipídio adequado e de sódio 67,5% acima do recomendado pelo programa para duas refeições (até 600 mg). Após a implementação das fichas técnicas de preparo a quantidade de sódio foi reduzida a 26,4% da recomendação e a de lipídio manteve-se adequada. A intervenção foi eficaz para promover uma padronização da produção de arroz e feijão por meio da Ficha Técnica de Preparo com adequada quantidade de óleo e sal de adição promovendo maior qualidade nutricional.
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