PERCEPÇÃO FEMININA SOBRE A DENGUE E SEU AGENTE TRANSMISSOR Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) NO BAIRRO VILA OPERÁRIA DE HORIZONTINA/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.126-134Keywords:
Percepção feminina. Doença. Mosquito.Abstract
O presente estudo exibe uma análise do que sabem as mulheres, moradoras do Bairro Vila Operária da cidade de Horizontina/RS, no que diz respeito à dengue e à conscientização para o combate do seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti (Diptera: Culicidae). Para o desenvolvimento do estudo foi empregado a abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa de campo e revisão bibliográfica. Desenvolveu-se a pesquisa utilizando-se dois questionários, um estruturado com questões de múltipla escolha e outro semiestruturado, dirigidos a 50 pessoas da população feminina, moradoras das Ruas: Duque de Caxias, Piratini, Capitão Werland e Navegantes, pertencentes ao Bairro Vila Operária da cidade de Horizontina/RS. Todas as mulheres entrevistadas afirmaram já ter ouvido falar em dengue. A maioria diz que o mosquito da dengue se cria por meio de larvas que são depositadas na água. Destacam que a doença é perigosa pelo fato de causar transtornos e até morte no indivíduo. Conclui-se que as mulheres possuem conhecimento sobre a prevenção ao mosquito transmissor da dengue e que a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina faz constantes trabalhos de combate ao mosquito, visitas e orientações para a população. Esta ação é considerada essencial pelas mulheres entrevistadas, mas não suficiente para o combate da dengue.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).