AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PARASITOLÓGICA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE IJUÍ: Resultados Preliminares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.91-93Resumen
As parasitoses intestinais ainda constituem um importanteproblema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. É de fundamental importância a pesquisa e identificação de parasitas intestinais presentes em hortaliças de consumo humano, já que a contaminação, destas parasitoses, ocorre pela via oral. Este projeto pretende identificar parasitas humanosem hortaliças através da análise de alfaces provenientes do comércio Ijuí. Estão sendo coletadas amostras de supermercados tradicionais de Ijuí, bem como da feira do produtor. A pesquisa de enteroparasitas está sendo realizada após duas lavagens das mesmas. Até o momento foram analisadas amostras de quatro estabelecimentos, sendo encontrados enteroparasitas (cistos e ovos de Entamoeba coli, larvas de Ancilostomidae e larvas de Strongyloides Stercoralis) em pelo menos uma das amostras analisadas de cada local. Os resultados iniciais confirmam a necessidade de cuidados na preparação destes alimentos, evitando uma possível contaminação parasitológica dos consumidores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).