AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PARASITOLÓGICA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE IJUÍ: Resultados Preliminares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.91-93Resumo
As parasitoses intestinais ainda constituem um importanteproblema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. É de fundamental importância a pesquisa e identificação de parasitas intestinais presentes em hortaliças de consumo humano, já que a contaminação, destas parasitoses, ocorre pela via oral. Este projeto pretende identificar parasitas humanosem hortaliças através da análise de alfaces provenientes do comércio Ijuí. Estão sendo coletadas amostras de supermercados tradicionais de Ijuí, bem como da feira do produtor. A pesquisa de enteroparasitas está sendo realizada após duas lavagens das mesmas. Até o momento foram analisadas amostras de quatro estabelecimentos, sendo encontrados enteroparasitas (cistos e ovos de Entamoeba coli, larvas de Ancilostomidae e larvas de Strongyloides Stercoralis) em pelo menos uma das amostras analisadas de cada local. Os resultados iniciais confirmam a necessidade de cuidados na preparação destes alimentos, evitando uma possível contaminação parasitológica dos consumidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.