Uso de material didático na atenção básica: aplicabilidade do álbum fotográfico para alimentação complementar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.14495Palabras clave:
educação permanente, materiais educativos e de divulgação, nutrição do lactenteResumen
A alimentação adequada é indispensável para o desenvolvimento e crescimento infantil. Sendo assim, é de extrema importância ter um instrumento de orientação, um material de fácil acesso e entendimento, que possibilite estreitamento de vínculo entre profissionais e usuários da atenção primária. A utilização de álbum seriado, como ferramenta de educação, promove apoio às orientações sobre alimentação complementar transmitidas aos familiares e cuidadores de crianças menores de dois anos, por ser um instrumento tanto visual quanto verbal. O presente trabalho tem como objetivo validar o conteúdo e a aparência do álbum seriado fotográfico: formas de apresentação da alimentação complementar para crianças menores de dois anos. O trabalho refere-se à aplicabilidade do álbum seriado fotográfico no contexto da alimentação complementar na Atenção Básica de Saúde para profissionais de saúde de um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Todos os participantes consideraram o álbum bem-ilustrado e de fácil compreensão em relação à descrição dos conteúdos para profissionais. Todos afirmaram que é um material de apoio, facilitador na hora das orientações. Dessa forma, tanto o conteúdo quanto a aparência do álbum seriado fotográfico foram considerados adequados pelos profissionais.
Citas
Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de jul. 1990. [citado 18 abr. 2022]. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/o-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente
Universidade aberta do SUS (BR). Promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na atenção primária. Amamenta e alimenta Brasil; recomendações baseadas no guia alimentar para crianças menores de dois anos. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2020 [citado 18 abr. 2022]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/cursos/historico_educacional
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2019. [citado 25 mar, 2022]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdfV
Palombo CNT, Fujiima E, Toriyama ATM, Duarte LS. Capacitação em aconselhamento nutricional: avaliação de conhecimento e aplicabilidade na atenção à saúde da criança. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. mar. 2018;18:67-74. [citado 5 abr. 2022] .Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/69mVpbs6N5csBwQ3LQFSgJn/abstract/?lang=pt
Dias ICCM, Santos NS, Moura JA, Silva JS, Costa PSS, Ferreira AGN. Álbum seriado: construção e intervenção educativa com gestantes atendidas no Nordeste do Brasil. Cultura. Nov. 2018;14:16. [citado 3 abr. 2022]. Disponível em: http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e179.pdf
Ministério da Saúde (BR). Alimentação saudável para crianças menores de dois anos: álbum seriado. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde; out. 2011:1-37. [citado 25 mar. 2022]. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTI4OA==
Luz LKM, De Azevedo GR. Avaliação de um programa de capacitação de agentes comunitários de saúde. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. 2015;17(4):193-198. [citado 3 abr. 2022]. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/22200.
Uchoa YLA, Pessôa AA, Araújo CSS, Sousa MVT de, Portela MJ da S, Lemos AL, Costa Junior NF da, Pinto MCP, Lima F da S, Lobato JE da S, Bezerra LO, Maia DC da S, Oliveira TP de, Mendes IBR, Rosa STP da. Use of technologies for health education in Primary Care: integrative literature review. 2021 Dec. 12 [cited: 3 Apr. 2022]. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23909.
Silva R de C, Paiva ED, Vettori TNB. Educational technologies and health education: management of central venous catheters by nurses. 2022 Mar. 28 [cited 3 Apr. 2022]. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27952
Maia ICC, Dos Santos NS,Moura JA, Da Silva JC, Costa PSS, Ferreira AGN. Álbum seriado: construção e intervenção educativa com gestantes atendidas no Nordeste do Brasil. Cultura. nov. 2018;14:16. [citado 3 abr. 2022]. Disponível em: http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e179.pdf.
Promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na atenção primária. Amamenta e alimenta Brasil; recomendações baseadas no guia alimentar para crianças menores de dois anos. Curso EAD – Unasus. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina; 2020 [citado 18 abr. 2022]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/cursos/historico_educacional
Rodrigues DA, Souza MD, Silva FJS, Carvalho DPSRP, Bezerra STF, Gomes JGN. Avaliação da adesão às consultas de crescimento e desenvolvimento infantil. Rev. enferm. Ufpe on-line. 5 abr. 2019;13(2):1.023-1.029. [citado em 5 abr. 2022]. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238262/31801
Libano IFF, Correa RS, Moteiro AS, Vallandro JP. Consumo de alimentos ultraprocessados em crianças atendidas pelo serviço de Atenção Básica na região Sul do Brasil. International Journal of Nutrology. 2019;12(1):035-040, 2019 [citado em 8 nov. 2022]. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0039-1693673
Maia ICC, Dos Santos NS,Moura JA, Da Silva JC, Costa PSS, Ferreira AGN. Álbum seriado: construção e intervenção educativa com gestantes atendidas no Nordeste do Brasil. Cultura. nov. 2018;14:16. [citado 3 abr. 2022]. Disponível em: http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e179.pdf
Santos FS; Mintem GC, Gigante DP. O agente comunitário de saúde como interlocutor da alimentação complementar em Pelotas, RS, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2019;24:3.483-3.494. [citado em: 5 abr. 2022]. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n9/3483-3494/pt/
Correia PP, Pereira SMPD; De Brito LAMH. Alimentação de transição infantil: conhecer para educar. Ciência & Saúde. ago. 2013;6(2):85-93. [citado 3 abr. 2022]. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/faenfi/article/view/11139
De Oliveira APDN, Rodrigues DF, Zwaal GI, Andrade RG. Capacitação dos agentes comunitários de saúde em aleitamento materno e alimentação complementar no âmbito da atenção primária, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista de APS. mar. 2017;17(1):106-110. [Citado em 3 abr. 2022]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15242
Reis PMD, Seerig AP, Benedetti FJ, Vargas CL. Álbum seriado fotográfico: formas de apresentação da alimentação complementar para crianças; 2021. [citado 8 nov. 2022].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).