Como pais e professores avaliam um almanaque sobre educação sexual para estudantes do ensino básico?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.15162Palabras clave:
educação em saúde, educação sexual, adolescência, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, abuso sexual na infânciaResumen
Este estudo é parte de um projeto de extensão de um curso de medicina, no interior do estado de São Paulo, destinado a estimular a educação sexual, prevenir a gravidez e promover a saúde na adolescência. Nele, estudantes de medicina trabalham com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas. As atividades interativas com os adolescentes incluem rodas de conversas, oficinas e teatralizações. Os estudantes de medicina desenvolveram um almanaque sobre educação sexual para ser utilizado pelos estudantes do ensino básico que auxilia os pais no processo de educação sexual. O almanaque interativo apresenta atividades recreativas educacionais, desenhos explicativos, história em quadrinhos, caça-palavras e informações técnicas. Objetivo: este estudo procurou avaliar, na visão dos pais/responsáveis e dos professores, a utilidade deste almanaque, a idade adequada para que seja utilizado pelos estudantes e coletar sugestões de como utilizá-lo e aperfeiçoá-lo. Métodos: estudo qualitativo em que os participantes responderam a um questionário semiestruturado aberto, emitiram suas opiniões sobre os termos, figuras e exemplos utilizados, se estavam adequados, opinaram sobre a idade mais apropriada para apresentá-lo aos estudantes e se poderia ajudar a aproximar pais e filhos na tarefa da educação sexual. Resultados: participaram 12 professores e 20 pais ou responsáveis. O almanaque foi aprovado por todos os professores e por 90% dos pais ou responsáveis, que fizeram comentários e sugestões para a utilização, na forma impressa ou virtual. Conclusão: professores e pais consideraram o almanaque um instrumento útil para aproximar pais e filhos na tarefa da educação sexual.
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