Como pais e professores avaliam um almanaque sobre educação sexual para estudantes do ensino básico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.15162

Palavras-chave:

educação em saúde, educação sexual, adolescência, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, abuso sexual na infância

Resumo

Este estudo é parte de um projeto de extensão de um curso de medicina, no interior do estado de São Paulo, destinado a estimular a educação sexual, prevenir a gravidez e promover a saúde na adolescência. Nele, estudantes de medicina trabalham com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas. As atividades interativas com os adolescentes incluem rodas de conversas, oficinas e teatralizações. Os estudantes de medicina desenvolveram um almanaque sobre educação sexual para ser utilizado pelos estudantes do ensino básico que auxilia os pais no processo de educação sexual. O almanaque interativo apresenta atividades recreativas educacionais, desenhos explicativos, história em quadrinhos, caça-palavras e informações técnicas. Objetivo: este estudo procurou avaliar, na visão dos pais/responsáveis e dos professores, a utilidade deste almanaque, a idade adequada para que seja utilizado pelos estudantes e coletar sugestões de como utilizá-lo e aperfeiçoá-lo. Métodos: estudo qualitativo em que os participantes responderam a um questionário semiestruturado aberto, emitiram suas opiniões sobre os termos, figuras e exemplos utilizados, se estavam adequados, opinaram sobre a idade mais apropriada para apresentá-lo aos estudantes e se poderia ajudar a aproximar pais e filhos na tarefa da educação sexual. Resultados: participaram 12 professores e 20 pais ou responsáveis. O almanaque foi aprovado por todos os professores e por 90% dos pais ou responsáveis, que fizeram comentários e sugestões para a utilização, na forma impressa ou virtual. Conclusão: professores e pais consideraram o almanaque um instrumento útil para aproximar pais e filhos na tarefa da educação sexual.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Pavan, M. V., Sousa, R. de A., Tagnin, L. H. ., Bertonha, L. L., Sousa, R. da S., Niero, H. B., & Almeida, F. A. de. (2024). Como pais e professores avaliam um almanaque sobre educação sexual para estudantes do ensino básico?. Revista Contexto &Amp; Saúde, 24(48), e15162. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.48.15162

Edição

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