PERCEPÇÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Autores/as

  • Eliane Raquel Rieth Benetti UFSM
  • Raquel Soares Kirchhof UFSM
  • Laura de Azevedo Guido UFSM
  • Adelina Giacomelli Prochnow UFSM
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima UFSM
  • Terezinha Heck Weiller UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1177-1180

Resumen

Este estudo é produto das discussões e reflexões realizadas na Disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Enfermagem da UFSM, no primeiro semestre de 2011, e tem por objetivo apresentar e discutir o papel do gestor frente ao planejamento estratégico. Foi realizada a leitura de artigos previamente selecionados pelos professores da disciplina e após, extraído conceitos e opiniões dos autores desses artigos.Durante a leitura dos artigos observou-se o que o planejamento estratégico é considerado uma ferramenta, um método importante para o planejamento das ações em saúde. Existem formas diferentes de se planejar, destacando-se oplanejamento normativo, o estratégico, o político e o situacional. Conclui-se que a dinâmica envolvida para o planejamento em saúde é complexa, pois possibilita uma análise do perfil das instituições, bem como das característicasde determinados grupos de trabalho, tal como do perfil do planejador.

Biografía del autor/a

Eliane Raquel Rieth Benetti, UFSM

Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste/RS, Especialista em Urgência, Emergência e Trauma e em Nefrologia Interdisciplinar. Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem,Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Raquel Soares Kirchhof, UFSM

Enfermeira, Especialista em Urgência, Emergência e Trauma. Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM, Bolsista CAPES.Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Laura de Azevedo Guido, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Coordenadora do PPGEnf, Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação eEnfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Adelina Giacomelli Prochnow, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Terezinha Heck Weiller, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Publicado

2013-07-22

Cómo citar

Benetti, E. R. R., Kirchhof, R. S., Guido, L. de A., Prochnow, A. G., de Lima, S. B. S., & Weiller, T. H. (2013). PERCEPÇÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1177–1180. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1177-1180

Número

Sección

Resumo expandido