PARANGOLÉS DE AÇÕES E CICLO DE AÇÕES COLETIVO: UMA PROPOSTA TEÓRICA PARA DISCUTIR INTERAÇÕES E APRENDIZAGEM COM O USO DE LOUSA DIGITAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de articulação teórica para analisar movimentos de aprendizagem com uso de Lousa Digital. Trata-se de uma proposta teórica denominada de Ciclo de Ações Coletivo, que articula estudos de José Armando Valente, sobre o Ciclo de Ações ao realizar atividades usando o computador, e estudos de Jaan Valsiner, sobre a Psicologia Cultural, em especial a aprendizagem compreendida a partir de processos de internalização e externalização de mensagens. A obra Parangolé, do artista plástico Hélio Oiticica, oportunizou o encontro com a representação de uma das ações vivenciadas na construção teórica proposta, os movimentos denominados Parangolés de Ações. Essa construção teórica, o Ciclo de Ações Coletivo (- Parangolé de Ações - Descrição - Execução -) pode orientar ações com uso da Lousa Digital em sala de aula de diferentes disciplinas.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).