PARANGOLÉS DE AÇÕES E CICLO DE AÇÕES COLETIVO: UMA PROPOSTA TEÓRICA PARA DISCUTIR INTERAÇÕES E APRENDIZAGEM COM O USO DE LOUSA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.85-104Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de articulação teórica para analisar movimentos de aprendizagem com uso de Lousa Digital. Trata-se de uma proposta teórica denominada de Ciclo de Ações Coletivo, que articula estudos de José Armando Valente, sobre o Ciclo de Ações ao realizar atividades usando o computador, e estudos de Jaan Valsiner, sobre a Psicologia Cultural, em especial a aprendizagem compreendida a partir de processos de internalização e externalização de mensagens. A obra Parangolé, do artista plástico Hélio Oiticica, oportunizou o encontro com a representação de uma das ações vivenciadas na construção teórica proposta, os movimentos denominados Parangolés de Ações. Essa construção teórica, o Ciclo de Ações Coletivo (- Parangolé de Ações - Descrição - Execução -) pode orientar ações com uso da Lousa Digital em sala de aula de diferentes disciplinas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).