PARANGOLÉS DE AÇÕES E CICLO DE AÇÕES COLETIVO: UMA PROPOSTA TEÓRICA PARA DISCUTIR INTERAÇÕES E APRENDIZAGEM COM O USO DE LOUSA DIGITAL

Authors

  • Sérgio Freitas Carvalho Instituto Federal Goiano
  • Suely Scherer

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.85-104

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de articulação teórica para analisar movimentos de aprendizagem com uso de Lousa Digital. Trata-se de uma proposta teórica denominada de Ciclo de Ações Coletivo, que articula estudos de José Armando Valente, sobre o Ciclo de Ações ao realizar atividades usando o computador, e estudos de Jaan Valsiner, sobre a Psicologia Cultural, em especial a aprendizagem compreendida a partir de processos de internalização e externalização de mensagens. A obra Parangolé, do artista plástico Hélio Oiticica, oportunizou o encontro com a representação de uma das ações vivenciadas na construção teórica proposta, os movimentos denominados Parangolés de Ações. Essa construção teórica, o Ciclo de Ações Coletivo (- Parangolé de Ações -  Descrição - Execução -) pode orientar ações com uso da Lousa Digital em sala de aula de diferentes disciplinas.

Published

2021-02-23

How to Cite

Carvalho, S. F., & Scherer, S. (2021). PARANGOLÉS DE AÇÕES E CICLO DE AÇÕES COLETIVO: UMA PROPOSTA TEÓRICA PARA DISCUTIR INTERAÇÕES E APRENDIZAGEM COM O USO DE LOUSA DIGITAL. Context and Education Journal, 36(113), 85–104. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.85-104