GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411Palavras-chave:
Fotografia, paisagem, conceitos geográficosResumo
Geografia e Fotografia têm uma longa história conjunta, e ambas compartilham do interesse pela paisagem. A grande variedade de recursos atualmente disponível fez da Fotografia uma excelente ferramenta de trabalho para Geógrafos e Professores de Geografia. Apesar disso, nem sempre estes profissionais tem utilizado a Fotografia para além dos aspectos estéticos, explorando questões temáticas e conceituais. Este artigo busca apresentar o relato de algumas experiências desenvolvidas na disciplina de Fotogeografia dos cursos de Geografia da UFPel, demonstrando como a Fotografia vem sendo utilizada para o ensino de alguns temas e conceitos geográficos relevantes. Para tanto, foram realizadas diferentes propostas que incentivaram os alunos a materializar nas fotos alguns conceitos e temas abordados pela Geografia, especialmente a Geografia Urbana. Com a realização destas propostas, observou-se que o entendimento da complexidade técnica de certos procedimentos empregados na realização de algumas fotos leva a uma valorização da Fotografia como meio artístico e de comunicação, e que muitos alunos acabam por descobrir também o potencial da Fotografia como instrumento científico, enxergando no espaço cotidiano conceitos por muitas vezes abstratos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).