GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411Palavras-chave:
Fotografia, paisagem, conceitos geográficosResumo
Geografia e Fotografia têm uma longa história conjunta, e ambas compartilham do interesse pela paisagem. A grande variedade de recursos atualmente disponível fez da Fotografia uma excelente ferramenta de trabalho para Geógrafos e Professores de Geografia. Apesar disso, nem sempre estes profissionais tem utilizado a Fotografia para além dos aspectos estéticos, explorando questões temáticas e conceituais. Este artigo busca apresentar o relato de algumas experiências desenvolvidas na disciplina de Fotogeografia dos cursos de Geografia da UFPel, demonstrando como a Fotografia vem sendo utilizada para o ensino de alguns temas e conceitos geográficos relevantes. Para tanto, foram realizadas diferentes propostas que incentivaram os alunos a materializar nas fotos alguns conceitos e temas abordados pela Geografia, especialmente a Geografia Urbana. Com a realização destas propostas, observou-se que o entendimento da complexidade técnica de certos procedimentos empregados na realização de algumas fotos leva a uma valorização da Fotografia como meio artístico e de comunicação, e que muitos alunos acabam por descobrir também o potencial da Fotografia como instrumento científico, enxergando no espaço cotidiano conceitos por muitas vezes abstratos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.