GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411

Palabras clave:

Fotografia, paisagem, conceitos geográficos

Resumen

Geografia e Fotografia têm uma longa história conjunta, e ambas compartilham do interesse pela paisagem. A grande variedade de recursos atualmente disponível fez da Fotografia uma excelente ferramenta de trabalho para Geógrafos e Professores de Geografia. Apesar disso, nem sempre estes profissionais tem utilizado a Fotografia para além dos aspectos estéticos, explorando questões temáticas e conceituais. Este artigo busca apresentar o relato de algumas experiências desenvolvidas na disciplina de Fotogeografia dos cursos de Geografia da UFPel, demonstrando como a Fotografia vem sendo utilizada para o ensino de alguns temas e conceitos geográficos relevantes. Para tanto, foram realizadas diferentes propostas que incentivaram os alunos a materializar nas fotos alguns conceitos e temas abordados pela Geografia, especialmente a Geografia Urbana. Com a realização destas propostas, observou-se que o entendimento da complexidade técnica de certos procedimentos empregados na realização de algumas fotos leva a uma valorização da Fotografia como meio artístico e de comunicação, e que muitos alunos acabam por descobrir também o potencial da Fotografia como instrumento científico, enxergando no espaço cotidiano conceitos por muitas vezes abstratos.

Biografía del autor/a

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e suborbitais Universidade Federal de Santa Maria (2001), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atuou como professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no período de 2002 a 2008. Ingressou na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2008. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, orientando pesquisa na área de concentração "Ensino de Geografia". É membro do Grupo de Estudos Espaços Sociais e Formação Inicial e Continuada de Professores (GESFOP). Atualmente, coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em geografia/UFPel e é professora Associada. Tem experiência na área de Cartografia, Cartografia escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas.

Publicado

2020-09-09

Cómo citar

Meurer, M., & Spironello, R. L. (2020). GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 397–411. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411