Conceitos de Gene e Idéias Sobre Função Gênica em Livros Didáticos de Biologia Celular e Molecular do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.81-110Resumo
Embora seja um marco da Biologia do século 20, nossa compreensão típica dos conceitos de gene e de função gênica foi desafiada por uma série de descobertas. Debates recentes sobre o conceito de gene e função gênica têm implicações importantes para o ensino de Biologia e, portanto, torna-se necessário investigar se e como tais assuntos vêm sendo abordados neste contexto. Neste texto apresentamos resultados sobre a forma como genes e a função gênica são tratados em livros didáticos de Biologia Celular e Molecular do ensino superior. Nossos resultadosmostram que, apesar dos achados que desafiam idéias tradicionais sobre gene e função gênica, estas continuam a ser amplamente utilizadas em livros didáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).