Conceitos de Gene e Idéias Sobre Função Gênica em Livros Didáticos de Biologia Celular e Molecular do Ensino Superior

Autores/as

  • Maiana Albuquerque Pitombo UFBA
  • Ana Maria Rocha de Almeida UFBA
  • Charbel Niño El-Hani UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.81-110

Resumen

Embora seja um marco da Biologia do século 20, nossa compreensão típica dos conceitos de gene e de função gênica foi desafiada por uma série de descobertas. Debates recentes sobre o conceito de gene e função gênica têm implicações importantes para o ensino de Biologia e, portanto, torna-se necessário investigar se e como tais assuntos vêm sendo abordados neste contexto. Neste texto apresentamos resultados sobre a forma como genes e a função gênica são tratados em livros didáticos de Biologia Celular e Molecular do ensino superior. Nossos resultados
mostram que, apesar dos achados que desafiam idéias  tradicionais sobre gene e função gênica, estas continuam a ser amplamente utilizadas em livros didáticos.

Biografía del autor/a

Maiana Albuquerque Pitombo, UFBA

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (UFBA).

Ana Maria Rocha de Almeida, UFBA

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana). Professora do Departamento de Biologia Geral da UFBA e pesquisadora da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Charbel Niño El-Hani, UFBA

Professor-adjunto do Departamento de Biologia Geral, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela USP (2000). Fez Pós-Doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, no Instituto Niels Bohr, Faculdade de Ciências, Universidade de Copenhagen, Dinamarca, de 2003 a 2004.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Pitombo, M. A., Almeida, A. M. R. de, & El-Hani, C. N. (2013). Conceitos de Gene e Idéias Sobre Função Gênica em Livros Didáticos de Biologia Celular e Molecular do Ensino Superior. Revista Contexto &Amp; Educación, 22(77), 81–110. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.81-110