O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468Palavras-chave:
Citologia. Ensino de Biologia. História e Filosofia da CiênciaResumo
A célula constitui-se como o elemento nuclear do princípio de organização, sendo a unidade básica e a menor parte dos seres vivos. No desenvolvimento histórico do conceito de célula, objetivamos explicitar a inter-relação entre os modos de fazer Ciência e os modos de ensinar e aprender os conceitos biológicos. Esta pesquisa possui caráter teórico e se ampara nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e do ensino desenvolvimental. Demonstramos a contribuição do pensamento conceitual para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento humano. Concluímos ratificando a necessidade de que o ensino do conceito de célula seja realizado de uma maneira mais orgânica ao fazer científico, evidenciando sua relação com o conteúdo produzido historicamente pela humanidade.
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