O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468Palavras-chave:
Citologia. Ensino de Biologia. História e Filosofia da CiênciaResumo
A célula constitui-se como o elemento nuclear do princípio de organização, sendo a unidade básica e a menor parte dos seres vivos. No desenvolvimento histórico do conceito de célula, objetivamos explicitar a inter-relação entre os modos de fazer Ciência e os modos de ensinar e aprender os conceitos biológicos. Esta pesquisa possui caráter teórico e se ampara nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e do ensino desenvolvimental. Demonstramos a contribuição do pensamento conceitual para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento humano. Concluímos ratificando a necessidade de que o ensino do conceito de célula seja realizado de uma maneira mais orgânica ao fazer científico, evidenciando sua relação com o conteúdo produzido historicamente pela humanidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.