O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468Palabras clave:
Citologia. Ensino de Biologia. História e Filosofia da CiênciaResumen
A célula constitui-se como o elemento nuclear do princípio de organização, sendo a unidade básica e a menor parte dos seres vivos. No desenvolvimento histórico do conceito de célula, objetivamos explicitar a inter-relação entre os modos de fazer Ciência e os modos de ensinar e aprender os conceitos biológicos. Esta pesquisa possui caráter teórico e se ampara nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e do ensino desenvolvimental. Demonstramos a contribuição do pensamento conceitual para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento humano. Concluímos ratificando a necessidade de que o ensino do conceito de célula seja realizado de uma maneira mais orgânica ao fazer científico, evidenciando sua relação com o conteúdo produzido historicamente pela humanidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).