O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468

Palavras-chave:

Citologia. Ensino de Biologia. História e Filosofia da Ciência

Resumo

A célula constitui-se como o elemento nuclear do princípio de organização, sendo a unidade básica e a menor parte dos seres vivos. No desenvolvimento histórico do conceito de célula, objetivamos explicitar a inter-relação entre os modos de fazer Ciência e os modos de ensinar e aprender os conceitos biológicos. Esta pesquisa possui caráter teórico e se ampara nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e do ensino desenvolvimental. Demonstramos a contribuição do pensamento conceitual para o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento humano. Concluímos ratificando a necessidade de que o ensino do conceito de célula seja realizado de uma maneira mais orgânica ao fazer científico, evidenciando sua relação com o conteúdo produzido historicamente pela humanidade.

Biografia do Autor

Regiane Machado de Sousa Pinheiro, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Bolsista da CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e grupo de estudos sobre a Atividade de Estudo na Educação de Jovens e Adultos (TRABEDUC/UFG).Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente a livros didáticos, ensino de biologia, educação em ciências, história e filosofia da biologia, teoria histórico-cultural.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, pela PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. Integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do Fórum de Licenciatura da UFG. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e Educação em Ciências.

José Rildo de Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-1995), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG-1998) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (UnB-2007). É Professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atua na área de pesquisa em ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em Física, formação e prática profissional do professor de Física. Foi avaliador dos conteúdos multimídia das obras de Física - PNLD - 2015; avaliador dos conteúdos impresso e multimídia das obras de Ciências - Ensino Fundamental - Anos Finais - PNLD - 2017 e dos conteúdos impresso de Física - PNLD - 2018. Foi também Coordenador Estadual da Olimpíada Brasileira de Física de 2010 à 2012; Coordenador de Tutoria do curso de Licenciatura em Física a distância pelo sistema UAB/UFG de 2009 à 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Pinheiro, R. M. de S., Echalar, A. D. L. F., & Queiroz, J. R. de O. (2022). O conceito de célula no processo de ensino e aprendizagem: Relações entre os modos de fazer ciência, ensinar e aprender. Revista Contexto & Educação, 37(118), e11468. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde