The Cell Concept In The Teaching And Learning Process: Relationships Between The Ways Of Doing Science, Teaching and Learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468

Keywords:

Citologia. Ensino de Biologia. História e Filosofia da Ciência

Abstract

The cell is constituted as the nuclear element of the organization principle, being the basic unit and the smallest part of living beings. In the historical development of the cell concept, we aim to make explicit the interrelationship between the ways of doing Science and the ways of teaching and learning biological concepts. This research has a theoretical character and is based on the foundations of historical-dialectical materialism and developmental teaching. We demonstrate the contribution of conceptual thinking to the teaching and learning process and to human development. We conclude by ratifying the need for the teaching of the concept of a cell to be carried out in a more organic way when doing scientific, evidencing its relationship with the content historically produced by humanity.

Author Biographies

Regiane Machado de Sousa Pinheiro, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Bolsista da CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e grupo de estudos sobre a Atividade de Estudo na Educação de Jovens e Adultos (TRABEDUC/UFG).Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente a livros didáticos, ensino de biologia, educação em ciências, história e filosofia da biologia, teoria histórico-cultural.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, pela PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. Integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do Fórum de Licenciatura da UFG. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e Educação em Ciências.

José Rildo de Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-1995), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG-1998) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (UnB-2007). É Professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atua na área de pesquisa em ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em Física, formação e prática profissional do professor de Física. Foi avaliador dos conteúdos multimídia das obras de Física - PNLD - 2015; avaliador dos conteúdos impresso e multimídia das obras de Ciências - Ensino Fundamental - Anos Finais - PNLD - 2017 e dos conteúdos impresso de Física - PNLD - 2018. Foi também Coordenador Estadual da Olimpíada Brasileira de Física de 2010 à 2012; Coordenador de Tutoria do curso de Licenciatura em Física a distância pelo sistema UAB/UFG de 2009 à 2013.

Published

2022-07-18

How to Cite

Pinheiro, R. M. de S., Echalar, A. D. L. F., & Queiroz, J. R. de O. (2022). The Cell Concept In The Teaching And Learning Process: Relationships Between The Ways Of Doing Science, Teaching and Learning. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(118), e11468. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.11468

Issue

Section

Educação, ambiente e saúde