O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS

COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS

Autores

Resumo

O presente artigo investiga as potencialidades do ensino de Computação, com ênfase ao Pensamento Computacional, articulado com Artes Visuais no Ensino Fundamental I. A atividade foi resultante do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Computação, tendo a pesquisa-ação como metodologia norteadora e a Computação Desplugada como o conjunto de técnicas que possibilitaram as ações no contexto de uma escola pública de Salvador/BA. Os resultados a necessidade da presença da Computação na escola, especialmente articulada com os componentes curriculares já existentes; além de demonstrar que é possível desenvolver ações envolvendo o Pensamento Computacional articulado com outras áreas do conhecimento, para além das Ciências Exatas.

Biografia do Autor

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Pedagogia finalizada em 2004 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Pós-graduação cursou Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Linha de Pesquisa Educação, Política e Práxis educativas vinculado ao Centro de Educação. Desde 2009 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar e ensino de computação, atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos colegiados, participação, relações de poder e formação de professores em computação

Rejane de Oliveira Alves, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Salvador/BA. Pesquisadora na Área de Avaliação da Aprendizagem e de Educação de Jovens e Adultos. Integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFBA). Está exercendo a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia noturno da FACED/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem. Organizadora do I CONAAP - I Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Alves, P. M. B. F., de Morais, P. S., & Alves, R. de O. (2021). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS: COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11800

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional