O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS

COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Resumen

O presente artigo investiga as potencialidades do ensino de Computação, com ênfase ao Pensamento Computacional, articulado com Artes Visuais no Ensino Fundamental I. A atividade foi resultante do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Computação, tendo a pesquisa-ação como metodologia norteadora e a Computação Desplugada como o conjunto de técnicas que possibilitaram as ações no contexto de uma escola pública de Salvador/BA. Os resultados a necessidade da presença da Computação na escola, especialmente articulada com os componentes curriculares já existentes; além de demonstrar que é possível desenvolver ações envolvendo o Pensamento Computacional articulado com outras áreas do conhecimento, para além das Ciências Exatas.

Biografía del autor/a

Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação na linha de Currículo e (In)Formação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PGEDU/Faced/UFBA). Licenciado em Computação (UFBA, 2020). Licenciando em Pedagogia (Faced/UFBA). Pesquisador nas áreas de Avaliação para Aprendizagem, Educação, Comunicação e Tecnologias, Formação Inicial de Professores/as de Computação com ênfase em Identidade Docente e Educação em Computação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), ambos lotados na Faculdade de Educação/UFBA.

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Pedagogia finalizada em 2004 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Pós-graduação cursou Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Linha de Pesquisa Educação, Política e Práxis educativas vinculado ao Centro de Educação. Desde 2009 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar e ensino de computação, atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos colegiados, participação, relações de poder e formação de professores em computação

Rejane de Oliveira Alves, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Salvador/BA. Pesquisadora na Área de Avaliação da Aprendizagem e de Educação de Jovens e Adultos. Integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFBA). Está exercendo a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia noturno da FACED/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem. Organizadora do I CONAAP - I Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem.

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Alves, P. M. B. F., de Morais, P. S., & Alves, R. de O. (2021). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS: COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(114), 166–178. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Número

Sección

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional