O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS

COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Abstract

This article investigates the potential of teach Computer Science with an emphasis on Computational Thinking, articulated with Visual Arts in Elementary Education. The activities resulted from the Supervised Internship in Computer Science, with action research as a guiding methodology and Computer Science Unplugged, as the set of techniques that enabled actions in the context of a public school of Salvador/BA. The results intensify the need for the presence of Computer Science in the school, especially articulated with the existing curricular components; in addition to demonstrating that it is possible to develop actions that involve computational thinking articulated with other knowledge areas, in addition to the exact sciences.

Author Biographies

Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação na linha de Currículo e (In)Formação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PGEDU/Faced/UFBA). Licenciado em Computação (UFBA, 2020). Licenciando em Pedagogia (Faced/UFBA). Pesquisador nas áreas de Avaliação para Aprendizagem, Educação, Comunicação e Tecnologias, Formação Inicial de Professores/as de Computação com ênfase em Identidade Docente e Educação em Computação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), ambos lotados na Faculdade de Educação/UFBA.

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Pedagogia finalizada em 2004 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Pós-graduação cursou Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Linha de Pesquisa Educação, Política e Práxis educativas vinculado ao Centro de Educação. Desde 2009 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar e ensino de computação, atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos colegiados, participação, relações de poder e formação de professores em computação

Rejane de Oliveira Alves, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Salvador/BA. Pesquisadora na Área de Avaliação da Aprendizagem e de Educação de Jovens e Adultos. Integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFBA). Está exercendo a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia noturno da FACED/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem. Organizadora do I CONAAP - I Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem.

Published

2021-07-06

How to Cite

Alves, P. M. B. F., de Morais, P. S., & Alves, R. de O. (2021). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS: COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114), 166–178. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Issue

Section

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional