O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS
COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178Resumo
O presente artigo investiga as potencialidades do ensino de Computação, com ênfase ao Pensamento Computacional, articulado com Artes Visuais no Ensino Fundamental I. A atividade foi resultante do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Computação, tendo a pesquisa-ação como metodologia norteadora e a Computação Desplugada como o conjunto de técnicas que possibilitaram as ações no contexto de uma escola pública de Salvador/BA. Os resultados a necessidade da presença da Computação na escola, especialmente articulada com os componentes curriculares já existentes; além de demonstrar que é possível desenvolver ações envolvendo o Pensamento Computacional articulado com outras áreas do conhecimento, para além das Ciências Exatas.
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